Biografia

Brittany Nicole Waddell, conhecida como Britt Nicole, é uma cantora pop, de música cristã contemporânea. Nasceu no dia 2 de agosto de 1984 em Salisbury, Carolina do Norte.

Britt começou a cantar quando tinha 3 anos na sua igreja Truth Temple em Kannapolis, Carolina do Norte. Ela junto com seu irmão e primo, eventualmente se envolveram com o programa de televisão evangélico Charlotte Station no WAXN. Na escola ela era também membro do coral estudantil, e teve a oportunidade de cantar com eles no Carnegie Hall em Nova York.

Britt rejeitou uma bolsa da Belmont University em Nashville, Tennessee, para se dedicar a carreira musical. Ela sentiu que Deus não estava lhe chamando para a faculdade, e sim para a música. Assinou com a Sparrow Records em 2006 e seu primeiro álbum “Say It” foi lançado no dia 22 de Maio de 2007.

O primeiro clipe da Britt Nicole, com a música “Believe“, estreou no Gospel Music Channel no dia 22 de setembro de 2007. A música “Sunshine Girl” tocou no reality show da MTV chamado “Newport Harbor: The Real Orange County” em 2007.

Em 2009 Britt lançou, no dia 11 de agosto, o seu segundo álbum intitulado “The Lost Get Found”. O álbum tem recebido ótimas críticas e chegou a ficar em 1º lugar na Billboard Christian Albums Chart e em 10º lugar no Top 100 álbuns mais baixados do iTunes. The Lost Get Found nas palavras da Britt é “simplesmente sobre atendermos nosso chamado para sermos como cristãos, e através disso, ver o perdido ser encontrado. Eu acredito que quando nos tornamos quem nós fomos chamados para ser, o perdido vai conhecer Deus.”

Em janeiro de 2010 Britt foi em uma viagem missionária para a Uganda, na África, com a organização Visiting Orphans. Em um blog especial a cantora contou um pouco de como foi a experiência. Seu mais novo EP “Acoustic” chegou no dia 24 de agosto às lojas dos EUA. O álbum contém 6 faixas acústicas, sendo uma inédita, “Found By You”, escrita por Britt Nicole e Brandon Heath. No dia 9 de novembro o clipe oficial da canção “Headphones”, do álbum The Lost Get Found, foi lançado no iTunes; chegando alguns dias depois oficialmente no YouTube (em fevereiro do próximo ano o clipe foi adicionado à programação do canal VH1 Megahits, sendo exibido inclusive no Brasil). Ainda no fim de 2010 a música “The Lost Get Found” ganhou um prêmio ASCAP.

Em 2011, Britt esteve mais uma vez na The Revolve Tour entre janeiro e abril, passando por várias cidades dos EUA. O evento cristão é voltado para jovens garotas, e leva cantores e palestrantes. No mesmo ano Britt foi indicada ao 42nd Annual GMA Dove Awards na categoria de Vocalista Feminina do Ano. A 42ª edição do Dove Awards aconteceu no dia 20 de abril, e Britt participou de um tributo à Sandy Patti (grande nome da música gospel americana) juntamente com as outras indicadas à categoria de melhor cantora do ano. Britt não ganhou o prêmio, e sim a igualmente talentosa Francesca Battistelli.

Ainda em 2011, no dia 31 de junho, Britt foi para Quito, Equador, numa viajem missionária com Never The Same Missions. Do dia 6 de outubro ao dia 10 de dezembro, Britt esteve na turnê Leaving Eden juntamente com Brandon Heath. Juntos passaram por mais de 30 cidades dos Estados Unidos. No dia 25 de agosto começaram as gravações do 4º álbum (se contarmos com o Acoustic) da cantora. O álbum, intitulado “Gold”, foi lançado dia 26 de março de 2012 nos Estados Unidos e no dia 2 de abril de 2012 no Brasil, pela Canzion. “Gold” foi o primeiro CD da cantora lançado no Brasil.

Atualmente, Britt está em sua 1ª turnê oficial “You’re worth more than Gold”. Os grupos convidados para a turnê são o Group 1 Crew e Royal Tailor.

 

CURIOSIDADES

 

– O álbum Say It teve uma capa diferente na versão Japonesa. E contem três faixas bônus: “Come What May”, “Last Christmas” e “Belive (acoustic mix)”.

– A música “Sunshine Girl” está presente na trilha sonora do jogo “Thrillville: Off the Rails”.

– A música “How We Roll” tocou no episódio 9 da 5ª temporada de The Hills; e “Welcome To The Show” no episódio 12 da mesma temporada.

– A música “Walk On The Water” tocou no episódio 10 da 9ª edição do reality-show The Biggest Loser da NBC. O episódio foi ao ar dia 23 de março de 2010.

– O CD The Lost Get Found vendido no Japão contém uma faixa a mais do que a versão americana, um remix de “The Lost Get Found”.

– As músicas “Like a Star” e “Set The World on Fire” estão na trilha sonora do filme “Soul Surfer – Coragem de Viver”.

– A música “Safe” tocou no 2º episódio da 3ª temporada da série Drop Dead Diva.

– A música “The Lost Get Found” tocou no 13º episódio da 3ª temporada da série Drop Dead Diva.

– O álbum The Lost Get Found já vendeu mais de 160.000 cópias.

– O primeiro álbum da Britt foi gravado por uma gravadora independente de Salisbury; o título era “Follow The Call” e Britt ainda usava o nome “Brittany Waddell”.

– Britt passou cinco anos como artista independente até ser contratada pela Sparrow Records.